quarta-feira, 24 de junho de 2015

Isso não é um ser humano, isso é uma Anta, uma Anta Presidente ninguem vaiou a Anta?: Em noite inspirada, Dilma saúda mandioca e fala em mulheres sapiens

A descoberta de novas espécies acelerou nestes últimos dias. Dilma saúda mandioca e fala de mulher sapiens


por: Andrea Jubé | Valor

Em meio à crise política e à queda de popularidade, a presidente Dilma Rousseff surpreendeu na noite desta terça-feira ao esbanjar bom humor e irreverência na solenidade relativa aos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que o Brasil sedia em outubro. Dilma saudou a “mandioca” e apontou a evolução dos “homens e mulheres sapiens” a partir da criação da bola.

Quebrando o protocolo, a presidente trocou gracejos com autoridades, como o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que é descendente de índios.

“Como índio, sabemos que se ele pular uma janela, nós devemos pular também, porque ele descobriu algo extraordinário”, brincou Dilma, ao mencionar a presença do governador na solenidade, num salão do estádio Mané Garrincha em Brasília.

>Dois momentos de descontração marcaram o discurso. No primeiro, Dilma celebrou um tubérculo do cultivo tradicional dos índios. “Aqui hoje estou saudando a mandioca, acho uma das maiores conquistas do Brasil”, disse a presidente.

Para contextualizar a saudação, ela ponderou que a etnia indígena trouxe para a cultura brasileira “não só os nomes que estão em todas as cidades”, mas também o acesso à forma básica de alimentação.

Para ilustrar a união entre Brasil e Estados Unidos, ela disse que o nosso tubérculo tem sintonia com o milho norte-americano, já que índios estadunidenses participam da competição.

“Nós temos a mandioca, estamos comungando a mandioca com o milho e certamente teremos uma série de outros produtos que foram essenciais para o desenvolvimento”, afirmou.
>Em outra cena irreverente, Dilma apontou a evolução humana a partir da criação da bola. Ela exibiu uma bola fabricada na Nova Zelândia, chamada “ki”, feita de folhas de bananeira, com a qual foi presenteada pelo líder indígena Marcos Terena, articulador internacional da competição.

“Para mim, esta bola é um símbolo da nossa evolução”, afirmou. “Quando nós criamos uma bola destas, nós nos transformamos em homens sapiens ou mulheres sapiens”, brincou.

Na verdade, há uma simbologia por trás da bola "ki": quando uma pessoa a joga para outra, também transmite amor e carinho. "Eu fiz uma embaixadinha", revelou Dilma, instada pela plateia a fazer passes com a bola.

Dilma inaugurou os trabalhos da etapa técnica dos jogos que ocorre em Brasília. A competição ocorrerá em Palmas, no Tocantins, de 20 de outubro a 1º de novembro, com a participação de 24 etnias brasileiras e índios de 22 países.

Ela afirmou que assim como o Brasil foi capaz de realizar a Copa do Mundo de 2014, realizará os jogos mundiais indígenas e os Jogos Olímpicos de 2016. Ela ressaltou a importância de o Brasil afirmar-se como nação multiétnica e diversa em um mundo globalizado. “Convivermos com a diferença e sermos capazes de acabar com a intolerância entre povos, gêneros e religiões “, pontuou. “Registro nosso apreço pela pluralidade, pela tolerância e por uma convivência pacífica e fraterna entre todos os povos do mundo”





fonte: http://www.valor.com.br/politica/4106058/em-noite-inspirada-dilma-sauda-mandioca-e-fala-em-mulheres-sapiens





Nenhum comentário:

Postar um comentário