segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Figurinhas repetidas! Advogados da Lava Jato já atuaram no mensalão e Banestado


  • Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo
    Alberto Toron na PF em Curitiba: um dos advogados "peso-pesado" da Lava Jato
    Alberto Toron na PF em Curitiba: um dos advogados "peso-pesado" da Lava Jato
O caso investigado pela operação Lava Jato caminha para ser um dos maiores, senão o maior, esquema de corrupção da história do Brasil, segundo o ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Augusto Nardes. As investigações contra o esquema colocaram um time de advogados "peso-pesados" a postos para defender um grupo de empresários, executivos, lobistas e ex-diretores da Petrobras acusado de ter desviado pelo menos R$ 10 bilhões da Petrobras.
Boa parte dos advogados que hoje atuam no caso Lava Jato já participou de outros casos famosos envolvendo crimes de corrupção como o mensalão e o Banestado e formam um "álbum de figurinhas repetidas" composto pela elite dos defensores. Saiba "quem é quem" entre os advogados da Lava Jato.
OAS
 Advogado: Marcelo Leal de Lima Oliveira
Casos famosos: Marcelo atuou na defesa do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), condenado no processo do mensalão. O escritório pelo qual atua, Eduardo Antônio Lucho Ferrão Advogados Associados, também atuou em casos como as operações Navalha e Boi Barrica. O escritório também tem como sua cliente a construtora Mendes Júnior Engenharia S.A, outra investigada pela operação Lava Jato.
UTC S.A.
Advogado: Alberto Zacharias Toron
Casos famosos: Toron é um dos mais requisitados advogados na área de crimes financeiros. Ele atuou em casos como o mensalão e na operação Anaconda. Entre seus clientes "famosos", estão o ex-deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e os juízes Nicolau dos Santos Neto (condenado por desvios na construção do prédio do TRT de São Paulo) e o juiz João Carlos da Rocha Mattos, preso durante a operação Anaconda. 
Mendes Júnior S.A
Advogado: Marcelo Leonardo
Casos famosos: Marcelo Leonardo ganhou notoriedade durante o caso do mensalão. Ele atuou na defesa do empresário e operador do mensalão, Marcos Valério. Antes disso, um de seus casos mais famosos foi a defesa do ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, do interior de Minas Gerais. Mânica foi indiciado pela morte de quatro auditores do Ministério do Trabalho.
Camargo Corrêa S.A
Advogado: Celso Sanchez Vilardi
Casos famosos: Celso Vilardi também ganhou notoriedade durante o julgamento do mensalão ao defender o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Também foi advogado do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e do empresário Eike Batista.
Queiroz Galvão S.A
Advogado: José Luiz de Oliveira Lima
Casos famosos: José Luiz de Oliveira Lima é outro advogado que ficou sob os holofotes durante o julgamento do caso do mensalão. Ele foi -- e ainda é -- um dos principais advogados do ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu.
Galvão Engenharia S.A
Advogado: Roberto Brzezinski
Casos famosos: Brzezinski defendeu o ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, que atropelou e matou duas pessoas em 2009. Luiz Fernando abandonou a vida pública, mas responde pelo crime em liberdade.
IESA
Advogado: Mário de Oliveira Filho
Casos famosos: Entre os casos mais conhecidos nos quais Oliveira Filho atuou está a defesa de três empresárias presas durante a operação Durkheim, deflagrada pela Polícia Federal em 2012. À época, 33 pessoas foram presas suspeitas de participar de uma quadrilha que espionava empresários e políticos, entre eles o atual ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e de Minas e Energia, Eduardo Braga.
Alberto Youssef 
Advogado: Rodolfo Herold Martins
Casos famosos: Rodolfo Herold Martins é conhecido por sua atuação na defesa de acusados de crimes financeiros. Entre os casos mais conhecidos nos quais ele participou está a defesa de réus do caso Banestado (no qual Youssef também foi processado) e das operações Satiagraha e Sexta-feira 13, ambas da Polícia Federal. Youssef também tem outro defensores na Lava Jato, como Figueiredo Basto.
Paulo Roberto Costa
Advogado: João Mestieri
Casos famosos: João Mestieri tem larga experiência em defender suspeitos de participação em esquemas de fraudes em licitações. Ele atuou na operação Roupa Suja, que desmantelou uma quadrilha que fraudava licitações para a compra de medicamentos dos coquetéis anti-HIV em 2005, e na operação Vampiro, que prendeu envolvidos de participar de um esquema de fraude na compra de hemoderivados. Mastieri também atuou no caso Banestado, que investigou a remessa ilegal de dinheiro para contas no exterior.
Adarico Negromonte
Advogado: Joyce Roysen
Casos famosos: Entre os casos mais famosos da advogada Joyce Roysen está a defesa da empresária Eliana Tranchesi, dona da loja Daslu, que chegou a ser presa em 2005 por fraude fiscal durante uma operação da Polícia Federal e que foi condenada em 2009.

fonte:  http://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário