segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lava jato corre risco de ser sabotada se mergulhar na relação perigosa entre bancos, doleiros e políticos by Alerta Total



Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

A Operação Lava Jato entra em sua fase mais delicada, e que tem tudo para sofrer uma oposição paralisante. Não é difícil mapear e pegar Paulo Roberto Costa, o doleiro Alberto Youssef e os vários políticos beneficiados pelo esquema de corrupção que aparecem em várias listas que vazam pela internet. O complicado será responsabilizar os bancos que foram coniventes com a bilionária movimentação de dinheiro ilegal do esquema.

Uma das dez ações judiciais vai focar em dois ou três grandes bancos com altos indícios de colaboração com o doleiro Youssef. A principal intenção é descobrir como a organização criminosa era abastecida por tanto dinheiro em espécie. Além disso, o Ministério Público e a Polícia Federal desejam saber, detalhadamente, como os bancos driblaram seus departamentos de compliance, descuidando das operações sistematicamente feitas pela turma da Lava Jato.

Ninguém se surpreenda se a Lava Jato sofrer uma “sabotagem”, se realmente mergulhar fundo nas relações perigosas entre banqueiros e doleiros no Brasil. O Capimunismo brasileiro não suporta uma investigação deste tipo.

Compromisso Dilma


Investigar pode...



Dilma foi obrigada a rever seus conceitos errados sobre o papel do jornalismo e voltou atrás:

“Fizeram uma confusão danada com a minha declaração. Agora, o jornalismo investigativo pode até fornecer elementos. Vamos lembrar de um caso clássico: o Water Gate, que forneceu elementos. Agora, quem fez a prova foi a investigação oficial. Se ela não fizer a prova, você não consegue condenar ninguém. Assim é o processo. O que temos de obter cada vez mais é maior rapidez da investigação e que seja muito mais claramente tipificados os crimes. Vou dar um exemplo: o caixa dois não está no Código. O processo de combate à impunidade requer tipificar e rapidez nos julgamentos”

A Presidenta continuou em seu malabarismo para tentar ajeitar a bobagem que dissera:

“Estávamos discutindo impunidade. O que é grave no Brasil? Se você investigar e detectar corrupção, para você não deixar as coisas impunes, você tem de propor uma ação penal na qual as provas são apresentadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. E vai para julgamento e, lá, ainda tem direito ao contraditório. É essa discussão que estava aqui falando com vocês. A imprensa investiga, investiga para informar e até para fornecer prova, como é o caso do Water Gate. Não é nem prova, o correto é indício. Agora, o que no Brasil estou falando é de aperfeiçoamento institucional e legal, do qual precisamos. Tenho certeza de que a impunidade é elemento essencial da reprodução da corrupção. Na medida em que a pessoa se considera acima de qualquer suspeita, doa a quem doer, atinja quem atingir, a coisa fica complicada”.

E a genial candidate conclui o complicado raciocínio reformado, agora atacando o Judiciário:

“Portanto, o processo de investigar e acabar com a impunidade diz respeito à gente acelerar o processo de investigação e garantir que não se alegue que as provas foram comprometidas por A, B, C ou D. Que se garanta que prova seja consistente. Isso é uma coisa. A impunidade (o combate) se dá no âmbito dos processos judiciais. Quantos julgamentos conhecemos que estão em andamento?”

Releia o artigo de domingo: #PT$audações ao Governo do Crime Organizado

Dei after...



fonte: http://www.alertatotal.net/2014/09/lava-jato-corre-risco-de-ser-sabotada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário